sexta-feira, 10 de junho de 2011

Postagens 2010

NOTURNAS DO FAROL DA BARRA – SHOW!!







SALVADOR - É NATAL!!

Que esta imagem noturna da Cidade de Salvador consiga nos sensibilizar e encher nossos corações de alegria e esperança num mundo melhor. Que as nossas lentes captem mais imagens de prosperidade e felicidade do que de miséria e dor. Que o ano de 2011 seja o reflexo do esforço coletivo de acabar com as desigualdades do nosso país. Que nós, fotojornalistas, possamos, no silêncio das nossas imagens, direcionar os olhares para as injustiças cometidas e ao mesmo tempo, influenciar, induzir e sugerir ações positivas e de coragem, na tentativa de virarmos o "jogo".







D´VENETTA - Ótima opção de lazer, nós fomos lá conferir!






quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Ouro Preto sob a luz do sol...

O mergulho que dei na história de meus ancestrais se confunde com a própria história da minha vida, fazendo um resgate impagável para mim. Vir a Ouro Preto foi adentrar num universo de beleza, que sob o olhar de um fotojornalista se agiganta e oferece mil posibilidades de clicks. Principal referência de cidade histórica, a antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho, no auge do ciclo do ouro, possuindo um valioso acervo cultural em suas igrejas e museus, tendo recebido o título de Patrimônio da Humanidade.







Ouro Preto sob a luz da lua...

Visão panorâmica da Cidade de Ouro Preto à noite.




Minas Gerais - Estrada Real - São João Del Rei

São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, dona de um valioso patrimônio cultural artístico do período colonial brasileiro. Com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarios coloniais,retrata a época do ciclo do ouro e da Inconfidência mineira.





Minas Gerais - Estrada Real - Tiradentes

Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional. Sua ruas calçadas com pedras gigantes que brilham como ouro fazem um contraste com os casarios coloniais. Em tiradentes conseguimos voltar no tempo...




Minas Gerais - Estrada Real - Congonhas

Chamada de "cidade dos profetas", por conta das obras do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. Por toda a importância e magnitude destas obras, o conjunto arquitetônico de Congonhas foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.





Minas Gerais - Estrada Real - Mariana

Mariana pode ser chamada de "berço de Minas Gerais" e foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, tendo como grande atrativo turístico na região a Mina da Passagem.




Viagem de trem Ouro Preto / Mariana

A Companhia Vale do Rio Doce juntamente com a Universidade Federal de Ouro Preto encabeçam o projeto de Reestruturação do Trecho de Ferrovia que liga Ouro Preto a Mariana, oferecendo uma viagem maravilhosa, onde podem ser vistas paisagens surpreendentes.






As águas que caem nas Minas Gerais...

CACHOEIRA DO BRUMADO
Localizada nos arredores de Mariana, a Cachoeira do Brumado é um lugar idílico de raríssima beleza natural. O arraial onde está localizada surgiu nos primórdios do século XVIII.




quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador compreende a área histórica da cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia.Abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé.Entre 1938 e 1945 o IPHAN promoveu o tombamento de vários monumentos isolados, o que não foi suficiente para impedir a degradação do centro. Este ano, o Projeto Toda Cor, iniciativa da CORAL, incluiu o Centro Histórico, onde 56 casas e casarões receberam nova pintura. A Coral vem dando incentivos à revitalização de tradicionais bairros de diversas cidades brasileiras importantes.






Prêmio Esso de jornalismo 2010

Foto de Antonio Queirós que foi publicada no dia 16 de abril de 2010, concorre ao prêmio "Esso de Jornalismo" na categoria primeira página. A capa está entre os finalistas e único do nordeste a concorrer no prêmio que é considerado o mais importante do jornalismo brasileiro. O prêmio é resultado do trabalho conjunto entre o editor-chefe Sérgio Costa e a editora de arte Daniela Fontinele, com foto de Antonio Queirós.





Reprodução do texto do jornalista Alexandre Lyrio que como sempre dá um show de sagacidade encoberta por uma extrema gentileza. Obrigada Alexandre.

S.O.S… BELL MARQUES SALVA CASAL DE IDOSOS E VAI PARAR NO PRÊMIO ESSO

Toró inacreditável naquela madrugada. Como que prevendo tragédias causadas pela chuva, Antônio Saturnino, que na época chefiava os fotógrafos pela manhã, ligou para todos do setor e pediu que chegassem mais cedo. Pura experiência e faro jornalístico de Satu. Sentiu cheiro de tragédia. Isso só para mostrar que o resultado de um trabalho como esse daí de cima, indicado ontem ao Prêmio Esso de Jornalismo, começa antes de os repórteres se apresentarem no jornal.

E Antonio Queirós, autor da foto que está na capa finalista da categoria primeira página, se apresentou bem cedo naquele dia. Antes das 6h. Eu, que iria encontrá-lo mais tarde, cheguei às 8h. Queirós rumou para Lauro de Freitas, onde, segundo a Defesa Civil, a situação estava mais crítica. E estava mesmo. O cenário era devastador. Com todos os acessos tomados pela água, Lauro era uma ilha. Não conseguimos entrar na cidade. Lembro de um posto de gasolina, na Estrada do Coco, em que caminhões estacionados estavam quase que completamente submersos. As bombas de combustível haviam desaparecido. Imaginei como poderiam estar as casas.

Quando cheguei, Queirós já havia garantido a imagem que estamparia a manchete do dia seguinte. Me mostrou a foto na própria câmera e disse: “A capa é essa aqui, ó”. Comovente o casal de idosos transportado num bote inflável e a rua completamente alagada. O herói da vez foi um mototaxista que se trasveste de Bell Marques. Reparem na bandana. O sósia de Bell, figura conhecida na cidade, guardava o bote na garagem de casa. O procurei e entrevistei no dia seguinte. “Os velhinhos precisavam ir ao posto médico. Peguei o bote e enfrentei a chuva”, contou. Sempre atento e sensível, Queirós flagrou o momento.

Excelente a escolha do editor-chefe, Sérgio Costa, que optou pela foto rasgada na capa. Um trabalho em parceria com a editora de arte Daniela Fontinele. A marca do CORREIO* vazada, afogada pela inundação, ficou sensacional. Sem falar nas três letrinhas que resumem tudo: S.O.S. Aliás, toda a edição nesse dia ficou sensacional. Parabéns a todos os envolvidos.
Alexandre Lyrio

terça-feira, 28 de setembro de 2010


Antigas fontes de água potável de Salvador

Vale apena ler a brilhante reportagem do jornalista do Correio da Bahia - Alexandre Lyrio, publicada em 17/08/2009, com o título: "Antigas fontes da capital baiana são entregues ao descaso" com as fotos de Antonio Queirós.






Monumento da Cruz Caída, em Salvador

Monumento de Mário Cravo em homenagem a antiga Catedral da Sé demolida em 1933 para a passagem de bondes para o terminal da Sé.
O que nos chama atenção é o ângulo usado. A foto foi tirada de baixo para cima,mostrando uma outra face da Cruz.


Um comentário: