sexta-feira, 10 de junho de 2011

Postagens 2010

Festa de São Lázaro - Atotô meu pai...


A festa de São Lázaro é celebrada no último domingo do mês de janeiro. Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa festiva, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca.







Flagrante Animal





A Fonte que se foi...

Estádio Otávio Mangabeira - Fonte Nova - demolida para ser reconstruída para a Copa de 2014.




O verão de Salvador pelas lentes de Antonio Queirós







segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Irmandade da Boa Morte

A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece todo ano durante a primeira quinzena do mês de agosto. A Irmandade da Boa Morte, criada no século 19 por mulheres negras, todas católicas, detentoras do poder por terem posses no âmbito da sociedade colonial. Elas tinham como objetivo a devoção a Nossa Senhora e a compra de cartas de alforria de mulheres negras, escravizadas na Bahia. Também davam guarida e encaminhavam fugitivos aos quilombos. Em 1820, a Irmandade da Boa Morte se instalou em Cachoeira – cidade hoje tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Perita Delma Gama do Caso Nardoni desmaia em pleno julgamento




Efeito das Chuvas em Lauro de Freitas



Antiga Feira de Água de Meninos

A Feira de Água de Meninos se originou de uma antiga feira móvel que se formava na altura do sétimo armazém das Docas da Bahia. Era chamada Feira do Sete. Os comerciantes sempre reclamavam da mobilidade dessa feira. Achavam que ela deveria ser fixa. Isto teria ocorrido na década de 1930. Ninguém sabe precisar o ano exato.
Os saveiros do Recôncavo e das Ilhas que abasteciam Salvador pelos lados de Itapagipe – Porto da Lenha – agora podiam chegar tranquilamente mais próximos da “cidade”. No dia 5 de setembro de 1964, a Feira de Água de Meninos, inspiradora de filmes, romances, contos e músicas era consumida por grandes línguas de fogo. Hoje, a Feira de Água de Meninos deu lugar à Feira de São Joaquim, maior feira livre da América Latina. Estas fotos resgatam as imagens da antiga feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário